Você sabe qual a diferença entre Ouro 24K, 18K, 14K?
A seguir iremos explicar de forma clara e breve um pouco mais sobre o Ouro usado na confecção de joias.
O Ouro 24K é o que chamamos de Ouro puro ou Ouro 1000. Ele é mais utilizado como um ativo financeiro. Não é o mais adequado para a confecção de joias porque ele é mais maleável e uma joia produzida com esse Ouro pode facilmente ser danificada ou amassada.
Então para confeccionar uma joia nós precisamos adicionar outros metais ao Ouro puro para ele ficar mais resistente, e esses outros metais é o que chamamos de liga metálica. Essa liga é feita de metais como a prata, o paládio, o cobre. E é ela que vai trazer essa dureza e durabilidade para a joia.
Esse 18K ou 750 que vemos gravado nas joias é usado para classificar o teor / a quantidade de ouro que determinada joia possui.
O teor 18K é composto por 18 partes de Ouro + 6 partes de Liga metálica. Ou seja, a joia possui 75% de Ouro em sua composição.
O teor 14K é composto por 14 partes de Ouro + 10 partes de Liga metálica. Ou seja, a joia possui 58,5% de Ouro em sua composição.
Então quanto menor o teor do Ouro, menos Ouro a joia possui na sua composição.
Aqui no Brasil o teor mais utilizado na produção de joias é o 18K, mas em outros países é muito comum a utilização de teores mais baixos.
Na MOOD utilizamos somente Ouro 18K na confecção das joias.